É hora de aposentar seu conceito de “velho”: dados e insights sobre os sêniores do Brasil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Brasil está envelhecendo. Com menos nascimentos e mais longevidade, cresce a participação dos sêniores na população. Ao contrário dos estereótipos que vemos na mídia e na publicidade, muitas dessas pessoas são ativas, produtivas e conectadas. O próprio conceito de “velho” mudou e, se uma coisa não envelheceu bem, foram as noções que temos mantido sobre o que é ser idoso nos dias de hoje.

Dados do Google, fontes externas e entrevistas nos ajudam a entender melhor os hábitos e anseios dessa população madura. Essas transformações têm um impacto profundo e crescente em nossa sociedade, e é fundamental que as marcas possam enxergar esse público com um olhar rejuvenescido.

Como o país está envelhecendo?

No Brasil e no mundo, as taxas de natalidade estão caindo. Além disso, os avanços na medicina fazem com que a expectativa de vida aumente de maneira global. Resultado: a humanidade está ficando mais velha.

No Brasil, esse processo é ainda mais acelerado. Daqui a 11 anos, a nossa população terá mais pessoas com 60+ anos do que crianças (de 10 anos ou menos).1

E, à medida que a população amadurece, aumenta a curiosidade sobre o envelhecimento. É o que indicam as buscas relacionadas ao tema: elas cresceram mais de 60% em relação a 2015 – ou a uma taxa de 13% ao ano, nos últimos 4 anos.

Essa fatia da população não só vai se tornar maioria, como tem interesses e hábitos de consumo plurais, derrubando os preconceitos e os estereótipos que eram associados à idade mais avançada. Tendo o seu futuro expandido, a população sênior está mais ativa, mais saudável, consome mais e está mais conectada do que nunca com o seu mundo.


“A definição de idoso ficou velha.”

– Ana Amélia Camarano, pesquisadora do Ipea

Baixe o relatório completo

Créditos e Fontes:
www.thinkwithgoogle.com
Rodrigo Maceira – Content Planner, Marketing Narratives, Google
Natália Calixto – Senior Insights Manager, Google

1.  Fonte: Envelhecimento da força de trabalho no Brasil, PwC, 2013.
2. Fonte: “Toward a longevity dividend”, International Longevity Centre. Reino Unido, agosto de 2018.

vamos conversar?

contato@capsula.com.br

Tecnologia

Precisa de infraestrutura para seu site ou e-commerce? Sofre com seu email e a quantidade de Spams que recebe? Conheça nossa área de tecnologia HostPro

Jundiaí - SP

4º Andar - Cj 401 Av. Nove de Julho Maxime Office Tower