3 coisas que você precisa saber pra ter um site na internet

1 – Domínio

O domínio é o endereço eletrônico da sua empresa, como por exemplo hotdog.com.br ou floricultura.com ou oficina.net. Todos estes são exemplos de domínios com diferenças entre si.

Os domínios com final .com.br são considerados como domínio nacional registrados por um órgão chamado Registro.br.  Já os demais .com e .net são considerados domínios internacionais, que podem ser adquiridos por outro “registrante” de domínio como por exemplo a Godaddy, Namecheap e etc.

Ok, mas o que muda eu ter um registro nacional e internacional? Na prática nada muda, claro, se você tem uma empresa no Brasil o ideal é que seja feito um registro de um domínio .com.br. Porém como há muitas empresa, e muitos domínios já registrados é bem provável que você não encontre o nome da sua empresa disponível para registro, por que este já foi registrado por outra pessoa. Aí é onde tentamos encontrar em meio a tantas empresas com nomes parecidos como poderia ser registrado um domínio que identifique sua empresa.

Mas só lembrando, o registro de domínio não quer dizer que o nome da sua empresa está registrada, como por exemplo no INPI. Ou seja, se você estiver registrando um domínio, aconselho também que procure uma empresa de marcas e patentes, já que isso pode um dia no futuro te prejudicar caso alguém tenha direitos sobre o uso do nome da sua empresa.

Finalizando: uma vez registrado um domínio, ele é apenas o endereço eletrônico que fica cadastrado com o seu CPF ou CNPJ para que só você tenha a propriedade deste endereço.  Para ter um site na internet você ainda precisa os dois passos que falo um pouco mais a seguir….

2 – Um Site

Já dizia aquela propaganda repetitiva nos comerciais do Youtube: “Todo mundo precisa de um site!”. Pois é, mas não só todo mundo precisa de um site como o seu será como você apresenta sua empresa, produtos e a sua história para o mundo, por isso este site precisa ser bem construindo, levando em consideração a novas tecnologias e tendências do mercado assim como boas técnicas de SEO que falo um pouco mais neste artigo.

Um site pode existir diversas derivações, 1 página, 5 páginas, 200 páginas, um e-commerce, ou até mesmo uma poderosa landing pageEm todas essas opções é preciso levar em consideração na hora de decidir fazer um site é:

Sei todo conteúdo que precisa ter nele? em todas as páginas?Quantos acessos espero ter com o meu site? Qual é a melhor plataforma para desenvolver esse site? Qual a “potência” que meu servidor precisa ter para conseguir manter o meu site estável? Ufa! Essas são só algumas das questões que precisamos pensar na hora de decidir partir para o maravilho mundo da web.

Mas, eu não posso sair fazendo com o que achamos até de graça na internet?

Claro que pode, e afirmo, é até melhor que você já comece a se ambientar com as tecnologias e formas de fazer. Só assim você entenderá o quanto ao mesmo tempo pode ser simples e complexo de fazer um simples site. Lembrando que precisamos sempre pensar na experiência que meu usuário vai ter ao acessa-lo, e o meu objetivo com essa página na internet. Ter um site só por ter um site, parece ser um pensamento que acaba ficando  um pouco em vão.

3 –  Um servidor que hospede o seu site e redirecione seu domínio

Muito bem, você já registrou o domínio perfeito para sua empresa em um “registrante” de domínio, já desenvolveu ou contratou alguém que fizesse o seu site mas e agora como faço com que as pessoas apenas acesse www.fastfood.com e já entre no meu site? Aí meu amigo é onde entra o servidor. Hoje no mercado existem várias empresas que podem hospedar os arquivos do seu site, criar bancos de dados, configurar DNSs e etc.

Nessa etapa é onde você fará comparativos de custo benefícios, credibilidade e recursos de cada empresa. Na maioria dos planos você pode além de contratar um serviço de hospedagem ter atrelado a este plano emails personalizado com o seu domínio por exemplo contato@capsula.com.br. Legal não é? Assim você além de ter um site na internet também passa mais credibilidade ter um email de negócios.

Uma vez feito o upload do seu site para o servidor, você precisará fazer um “apontamento” no seu “registrante” de domínio, para o servidor onde ele irá direcionar quando os usuários forem acessar. Mais conhecida como configuração das DNS (Domain Name Servers).

Nós aqui da Capsula somos uma agência de publicidade, marketing digital de Jundiaí e temos uma parceria estratégica com 2 dos grandes players do mercado. Uma delas é a Locaweb, empresa líder de hospedagem na América latina. E a outra é a Google, que somos certificados para implantação de migração de emails para a plataforma GSuite. Um pacote de aplicações da Google que fornece não só email, mas documentos, planilhas, agenda compartilhada, um disco para armazenamento dos seus arquivos e um montão de outras funcionalidades. Tudo isso 100% em nuvem, online 24h por dia e 7 dias por semana, com um Uptime (tempo de disponibilidade do serviço) de 99.9%. Ou seja, quase nunca você ficará sem ter como acessar o seu email, arquivos e documentos, além de ganhar velocidade com a mobilidade, pois tudo isso é acessível por qualquer dispositivo móvel, de onde estiver.

Mas, se eu posso contratar online direto dessas empresas, por que contratar de vocês?

O que nós fornecemos para os nossos clientes não é só o que há de melhor em tecnologia hoje, mas toda a configuração técnica que precisa ser feita e uma “consultoria”, com a nossa expertise nos modelos de negócios conseguimos enxergar como otimizar seus recursos ou processos e facilitar o seu dia a dia, além de uma hospedagem gerenciada, focada em manter os serviços ativos e sempre com novidades do mercado de tecnologia.

Gostou? Que tal compartilhar :)